quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

OS DOIS CAMINHOS... (A PORTA LARGA, A PORTA ESTREITA) MATEUS 7.13,14.

      1) SIGNIFICADOS DA PORTA LARGA
– É a porta do mundo que é ampla demais... E o inimigo vive nos convidando para entrar por ela. É a porta da vida em pecados, em erros, em luxúria, em atitudes levianas e promíscuas. É uma vida nas fraquezas, no egoísmo, no orgulho, na vaidade e nas muitas concupiscências. É viver a vida negando a existência, a proteção, o poder e o amor de Deus. Ela se revela bem claramente através de diversos vícios, como, por exemplo: a bebedeira, as drogas, e o fumo, os quais nos deixam dependentes e sem forças. Ela pode levar também uma pessoa às perturbações mentais, tais como:  síndrome de pânico, depressão,  chantagens emocionais, distúrbios da personalidade, etc. Ainda nos faz caminhar pelas mentiras, pela falsidade, pela infidelidade nas amizades e no casamento, pelos muitos preconceitos, pelo abandono do lar, dos velhos e das crianças;  pelas adivinhações, quais sejam: o jogo de búzios, o jogo de cartas (cartomancia), a leitura de horóscopos (astrologia), a leitura de mãos (quiromancia), a consulta dos mortos, as feitiçarias, as oferendas e as muitas idolatrias... Grandes são os perigos de quem vive andando de braços dados com quaisquer desses tipos de vida.
     
      * Quem entra pela porta larga, se afasta de Deus e anda pelo caminho da morte.

2) SIGNIFICADOS DA PORTA ESTREITA (RENÚNCIA)
– “Como fazer ovos mexidos sem primeiro quebrar os ovos”?

• Este é um prejuízo assumido (o quebrar os ovos) para uma realização maior (fazer ovos mexidos);

– Jesus falou da dificuldade de os ricos herdarem o reino de Deus, isto porque é difícil aos ricos se desfazerem de suas riquezas materiais; dos seus muitos bens, do seu apego ao dinheiro, dos altos cargos, do poder que têm sobre muitas pessoas, das influências, das mordomias, etc. Mas é engraçado: quem vive assim não pensa que quando morrer, além de não levar nada do que possui terá seu corpo comido pelos mesmos tapurús...

      * Use as coisas materiais, mas não se apegue a elas!

– Ninguém pode ter tudo na vida e ainda servir a dois senhores; exemplo: Deus e mamon, pois dar-se-á bem com um e faltará com o outro, afinal, ninguém pode viver dividido e além do mais, Deus não faz "arrumadinho" com seu ninguém. Ou estamos com Deus, ou estamos sem Ele. Precisamos aprender a perder para encontrar, soltar para pegar, se permitir transformar, se santificar e se tornar simples e humilde; se vestir de vestes novas, perseverar na fé, nas orações, no jejum, no levar a Palavra de Deus adiante, e saber amar e perdoar, sempre! 

– Infelizmente, hoje em dia, muita gente só tem procurado Deus visando obter 'realizações materiais'. É a “Teologia da Prosperidade” que tem sido pregada em algumas igrejas, fazendo com que as pessoas procurem Deus apenas com este propósito. E nossa, como tem crente andando de igreja em igreja atrás dessas pseudo bênçãos, mas que em verdade são somente 'coisas'.
     
      * Não busque as "coisas que o mundo oferece". Busque primeiramente a Deus, e tudo o mais te será acrescentado!

• Precisamos conhecer e praticar o Evangelho verdadeiro, ou seja o ensinado  pela nossa Bíblia Sagrada, e, principalmente, o ensinado por Jesus através do Sermão do Monte (Mateus  5 a 7). É o evangelho da “Renúncia”, do sal e luz, da “Porta Estreita”, por onde passa somente “um coração órfão: sem pai nem mãe” (Mt 10.37); “um coração solteiro” (Lc 14.20); “uma alma falida, nua” (Mt 10.39); é claro que esses exemplos estão no sentido figurado, mas, entretanto, são bem fortes e oportunos.

– É impressionante como tantos crentes arranja mil desculpas para não irem aos cultos: estou com muita dor de cabeça, sinto-me muito cansado, não estou disposto, tenho o aniversário de um amigo meu, hoje fui à praia pela manhã e tomei muito sol, por isso estou acabado; e até o emprego errado da Graça de Deus, dizendo: hoje estou pela graça e por isso não vou à igreja (ora, se estivesse mesmo pela graça, com certeza, seria o primeiro a estar na igreja buscando Deus). E assim é, como antigamente também o era; para tanto basta lermos a parábola da ceia que foi contada por Jesus lá em Lucas 14.15-24, na qual muitos convidados colocaram outras prioridades na frente do convite feito, tais como: comprei um campo e preciso ir vê-lo, outro: comprei 5 juntas de bois e vou experimentá-los, outro: casei e, portanto, não posso ir, etc. IGUALZINHO A HOJE. NÃO?

• Então, precisamos priorizar o que é da parte de Deus em nossas vidas e saber que "a porta é estreita", e que há um caminho apertado a ser trilhado: um caminho de transformações e renúncias, um caminho de santificação. Portanto, temos que ter cuidado com a nossa bagagem, pois se ela estiver cheia de "coisas" que não servem para nada e, logo, muito pesada; além de não passar pela porta estreita, irá nos abater, prender e nos fazer desviar do verdadeiro caminho.
     
     * “Escolhe a porta estreita, a porta para a vida, a fim de que possas viver eternamente”.

Ev. Roberto Basto / IBVB-PE, 11 de janeiro de 2011.

2 comentários:

  1. Graça e paz Ev. Roberto, como seria maravilhoso se todos que se dizem cristãos escolhessem andar pela porta estreita. Estamos vendo tantas "promoções" para porta larga que temos até dificuldade de falar da porta esreita em nossos púlpitos.Pois a renúncia do eu, a honestidade, falar de mudança de caratér já não atraem a atenção dos que buscam um evangelho de facilidades.Que Deus continue lhe inspirando cada vez mais!
    Pra. Gemima

    ResponderExcluir
  2. Grato Pra. Gemima. E que Deus continue abençoando nossas vidas e o ministério Vale de Bênção, para que nunca venhamos a nos afastar dos verdadeiros caminhos do Senhor. A PAZ!

    ResponderExcluir