quarta-feira, 22 de setembro de 2010

RECOMENDAÇÕES PARA UMA PERFEITA INTERPRETAÇÃO DAS ESCRITURAS.

Segundo o apóstolo Paulo em 1 Co 2.14: “Quem não tem o espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucuras; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente”. Assim, para interpretarmos adequadamente as Escrituras Sagradas precisamos de uma disposição singular, especial, que nos permita efetivamente alcançar o seu conteúdo. Eis algumas recomendações:
Ter espírito respeitoso – Se você for uma pessoa irreverente, certamente não alcançará o milagre da Soberana Graça de Deus contida na Bíblia. Sua leitura será superficial ou até vulgar; assim como você lê uma revista qualquer, uma história em quadrinhos, etc. Portanto, é preciso ter reverência à Palavra de Deus. Encontramos em Isaías 66.2, a seguinte afirmativa: “A este eu estimo: ao humilde e contrito de espírito, que treme diante da minha Palavra”.
Ter espírito dócil – Ao pegarmos a Bíblia para ler é preciso que estejamos em estado de paz interior, de mansidão e de obediência; desprovidos de opiniões ou idéias pré-concebidas que são colocadas em nós pelo deus deste século que cega o entendimento. É  necessário  que  deixemos   Deus  nos mostrar  o  verdadeiro   caminho (Sl 25.9).
Ser amante da verdade – Deus abomina a mentira, portanto, temos que desenvolver um coração desejoso por conhecer tão somente a verdade. Para tanto, além de muitas outras coisas, é por demais importante colocarmos logo um freio na nossa língua e bondade e justiça em nosso coração. Em I Pe 2.1,2, a Palavra diz: “Portanto, livrem-se de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência. Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação”.
Ser paciente no estudo – Em tudo na vida precisamos ser pacientes, e mais ainda no estudo das Escrituras. Parafraseando, cito um ditado popular que diz: “o apressado come cru” – e é verdade (os churrasqueiros que o digam). Temos que exercitar a paciência para podermos examinar tudo com profundidade. O Salmista diz: “Como são doces para o meu paladar as tuas Palavras! Mas que mel para a minha boca” (Sl 119.103). Vê-se, dessa maneira, que ele se delicia na Palavra de Deus – Isto só é possível no exercício da paciência.
Ser prudente em tudo – Ser prudente é saber avançar paulatina e cuidadosamente em tudo na vida. É começar a leitura pelo assunto mais simples e avançar até o mais complexo. Mas também é exigível que se tenha a humildade necessária ao Estudo Bíblico, qual seja, a de pedir a Jesus o entendimento da Palavra. Em Lc 24.45, consta que: “Então lhes abriu o entendimento, para que pudessem compreender as Escrituras”. Observa-se aqui a prudência dos discípulos de Jesus em lhe suplicar que lhes concedesse o entendimento da Palavra.
Ev. Roberto Basto. IBVB-PE.

2 comentários:

  1. Ótimo texto!!!
    Que nós possamos aprender a cada dia a buscar na palavra de Deus nosso alimento e não lê-la por obrigação ou sem vontade.
    Bjos, Roberto!

    ResponderExcluir