sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A OBRA DOS ANJOS MAUS

Resumo de um Trabalho de Teologia sobre Doutrina Bíblica: Angelologia

É bem extraordinário o fato de que, apesar de haver um grande número de referências aos anjos maus encontramos muito pouco que indique qual a sua obra específica, ou seja, qual o seu principal objetivo.
Eles podem ter sido “lançados por Deus” para o meio do povo mau. Nos Salmos 78.49 (Salmos de Asafe), falando do juízo de Deus sobre o “Egito”, o salmista diz: “Lançou contra eles o furor da sua ira, cólera, indignação e calamidade: legião de anjos portadores de males”. A natureza da sua obra não está especificada, mas parece estar subentendido que foram enviados para atormentar e molestar aquele povo ímpio e desobediente, que amava Deus, apenas de Palavra, mas não de coração.
Eles se esforçam para “separar o crente de Cristo”. O apóstolo Paulo exclama exultantemente: “Porque eu estou bem certo de que nem morte, nem vida, nem anjos, nem principados, nem cousas do presente, nem do porvir, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor” (Rm 8.38,39). Não resta a menor dúvida que sofrimentos físicos, perseguições religiosas, calúnias contra os crentes, contra Deus e Sua Palavra são os métodos principais usados por esses anjos caídos para executarem suas tarefas mais cruéis.
Eles se “opõem aos anjos bons” em sua obra: “Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia, e que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e por causa das tuas palavras é que eu vim. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por 21 dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia”  (Dn 10.12,13). Pode ser por uma razão semelhante a esta que as respostas às nossas orações sejam, muitas vezes, retardadas.
Eles “cooperam com satanás” na execução dos propósitos e planos dele    (Mt 25.41; Ef 6.12;  Ap 12.7–12).
Cuidado, amados irmãos, com as artimanhas dos anjos maus!

4 comentários:

  1. Muito bom, querido irmao.
    Paulo de Tarso Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo Blog:
    Quantas vezes pessoas se dispõem a fazer papel de "anjos do mau"...
    Nestes dias parece que o diabo tem pouco serviço para fazer: gente dentro das próprias "igrejas" se transformam em "acusadores de nossos irmãos", ao invés de serem "restauradores de brechas"!

    Darckson Lira.

    ResponderExcluir
  3. É verdade Pastor Darckson. As pessoas ficam escolhendo os caminhos mais fáceis e comuns, com um pé dentro e outro fora da igreja. A tarefa de restaurar é árdua e poucos se dispõem a sua realização. Muito grato pela visita. A PAZ!

    ResponderExcluir