sábado, 16 de julho de 2011

VALE DE BACA x VALE DE BERACA

1. O Vale de Baca é mencionado em Salmos 84:5,6. O termo baca (hebraico) significa “árido”. Por sua vez, o Vale de Beraca recebeu este nome em II Crônicas 20:26a. A palavra beraca (também hebraico), significa “bênção” ou “louvor”.
O Senhor nos fez perceber que Baca e Beraca significam duas maneiras de se viver: na aridez ou na bênção
 
2. O crente vive no Vale de Baca quando, ao contrário do salmista, não vê privilégio em habitar nos átrios da Casa do Senhor. Sua vida é marcada pela aridez porque não louva a Deus. A decadência é a marca da vida deste crente. Ele tem especial apreço por tendas de perversidade (Salmo 84.10). Definimos “tendas de perversidade” como todos os lugares onde Deus não é invocado, nem louvado, nem anunciado – onde se pratica por palavras ou por obras coisas que desagradam nosso Deus Santo.  Crentes que vivem no Vale de Baca são infelizes, frustrados e angustiados. Amarguras e derrotas são freqüentes em suas vidas. 

3. O crente vive no Vale de Beraca quando se apropria da vida em abundância que Jesus conquistou para nós. São duas as características principais destes crentes: submissão aos mandamentos de Deus e adoração verdadeira. A obediência e a adoração transformam a vida do crente, de Baca para Beraca: O qual, passando pelo Vale de Baca, faz dele um manancial; de bênçãos o cobre a primeira chuva (Sl 84:6).

4. Estes princípios estão bem estampados na narrativa da batalha que o rei Jeosafá (ou Josafá) e os judeus enfrentaram contra os amonitas, moabitas e os habitantes do monte Seir. A maravilhosa vitória operada pelo nosso Deus, sem que nenhum judeu tivesse que lutar está contada em 2 Crônicas 20. Depois de três dias recolhendo os despojos, o rei de Judá e seu povo se reuniram no vale para celebrar a Deus. Daí o nome daquele lugar ter sido mudado para Vale da Bênção ou Vale do Louvor. 

5. Você pode viver em Beraca, só depende de você mesmo. Submeta-se ao Senhorio de Deus e consagre-se a adorá-lo verdadeiramente. 

Ev. Roberto Basto
IBVB-PE, 02/07/2011.

9 comentários:

  1. Muito bom! Vale é uma passagem quase que certa para os que almejam os verdes pastos. Um abraço! A Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  2. Por isso vos digo que muito ja receberão sru galardão nesta vida.

    ResponderExcluir
  3. Por isso vos digo que muito ja receberão sru galardão nesta vida.

    ResponderExcluir
  4. O vale de Baca e Beraca são os mesmos vales???da se a entender que sim. Mas não é dito de forma explícita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pelo que entendi é sim, baca se transformou em beraca depois da Vitória de Josafá, se transformou em vale de bênção

      Excluir
  5. O Vale baca e o vale beraca São os mesmo lugar? ??

    ResponderExcluir